Thursday, November 27, 2008

Graffit
NINOFELLA NO CAMPO DA COOP



GRAFITE ou GRAFFITI ( do italiano graffiti, plural de graffito, "marca ou inscrição feita em um muro") é o nome dado as inscriçoes feitas em paredes desde o imperio romano. considera-se GRAFFITE uma inscrição caligrafada ou um desenho pintado ou gravado sobre um suporte que nao é normalmente previsto para esta finalidade em espaço publico. por muito tempo visto como um assunto irrelevante, o GRAffiti é hoje cosiderado comforme o onto de vista como contravencao ou como forma de expresao incluida no ânmbito das artes visuais mais especificamente da STREET ART ou ARTE URBANA. OS GRAFFITES podem tambem estar associados a direntes movimentos e tribos urbanas como HIP-HOP e variados graus de transgressao. NB: O GRAFFITI É UM DOS ELEMENTOS DO HIP-HOP .
Em Moçambique concretamente em Maputo, as pinturas podemos encontrar em alguns sitios, pintados nos Murros por alguns jovens Rappers deste Belo e vasto Território, as fotos que estão mais acima, mostra claramente o que ha de bom desta Arte. As imagens foram tiradas pelo Prime Akhlim no campo da Cup em MAPUTO onde os jovens que torcem polo movimento Hiphop reunem-se todos os domingos para traçar planos concretos sobre a Cultura, criar bases com que o movimento tenha uma outra dinâmica.

Referência: http://www.mczeroadireita3.blogspot.com- grafit

O TUNEL
Segunda edição


A revista "O TUNEL" é uma ideia de Mateus E. Soares Sebastião vulgo Dj Speech (Co-Lider do colectivo Almas Habitantes). Esta revista foi concebida em meados 2005 não tendo saido para as ruas na altura por insuficiência financeira até que em 2007 surge A LUNARA SERVIÇOS LDA a qual trouxe a luz para o túnel. Esta revista tem como objecto a música, cultura, entretenimento e a sociedade em geral e lançou-se ao mercado aos 29 de Março de 2008 ao preço unitário de 50mtn saindo as ruas num intervalo de 2 meses (Periocidade bimestral). Pode-se salientar que o envolvimento do Mateus E. Soares Sebastião na area musical funciona como uma gigante influência e mecanismo para a concepção da mesma revista. Pra Saber mais sobre os mentores da revista visite: myspace.com/djspeech myspace.com/almashabitantes .

Proprietário) Mateus Sebastião mateusinfotunel@yahoo.com (Editor) Soares Matsinhe soaresinfotunel@yahoo.com (Chefe Da Redacção) Agnélio Jossias agnelioinfotunel@yahoo.com (Director Comercial) Emílio Paúnde emilioinfotunel@yahoo.com (Adjunto Comercial) Hermínio Ventura Herminioinfotunel@yahoo.com PARCEIRO Lunara Serviços, lda COLABORADORES: Sebastião Uace Matsinhe, Amilcar Mondlane, Franscisco Vinho, Nikki Blaze, Motlogeloa Lebethe, Carlos Serra, Crimildo G. Bahule, Xigono, Nunes Jorge Tembe, Ninofella, Khronic, Simba & Grácio Da Alice .

Referências: myspace.com/O TUNEL