Morre o lendário MC Guru, pioneiro do hip-hop nos EUA

Wednesday, April 21, 2010

Morreu na segunda-feira dia (19), aos 43 anos, o rapper norte-americano Guru. Ele sofria de câncer e estava em coma desde 28 de Fevereiro deste ano, quando sofreu um ataque cardíaco.

Logo após a morte do músico, o produtor Solar, que criou em parceria com o rapper a gravadora 7 Grand Records, afirmou que Guru tinha escrito uma carta pouco antes de morrer. O documento nega a seu antigo parceiro, o DJ Premier (hoje um dos maiores do hip hop), o direito de se apresentar sob o nome Gang Starr, dupla que misturava rap e jazz formada por ambos bem no final dos anos 80.

A carta de Guru para os fãs.

Eu, Guru, escrevo agora esta carta para todos os meus fãs e amigos ao redor do mundo. Travei uma batalha longa contra o câncer, mas perdi. Sofri demais com essa doença, por mais de um ano, e acabo de esgotar todas as opções médicas.

Eu tenho uma organização sem fins lucrativos chamado Each One Counts dedicado a levar a minha obra beneficente em nome de crianças vítimas de violência e pobres ao redor do mundo e também educar e pesquisar uma cura para esta doença terrível que levou minha vida. Eu escrevo isto com lágrimas em meus olhos, não de tristeza mas de alegria porque a minha vida foi maravilhosa e eu desfrutei tanto, convivi com grandes pessoas eu tive o prazer de conhece -las.

Meu melhor amigo leal, o sócio e irmão, Solar, esteve a meu lado por tudo e fez a minha procuração de saúde sozinho em todos os assuntos relativo a mim. Ele esteve comigo por meu lado em todos hospitais que eu passei, operações, visitas de doutores e ficou comigo em minha casa e me quis quando eu não pudesse me querer. Solar e a família dele é minha família e eu os amo afectuosamente e eu espero que minha família, amigos, e fãs respeitem isso. É meu desejo. Eu tenho sobrevivido pelo amor de minha vida, meu filho KC em que eu confio será cuidado por Solar e a família dele como seu próprio filho. Qualquer gremiação, tributos deverão ser aceites, mas organizados e aprovados por Solar até que o meu filho cresça e depois poderá estar ao cargo disso.

Não quero que o meu antigo DJ tenha qualquer ligação com meu nome, não quero nenhum tributo, nada. Não tenho nenhuma relação com ele há sete anos e não quero absolutamente nada com ele depois de morto. Solar tem minha história de vida e está bem informado em minha situação familiar, como também a real razão por separar de meu antigo DJ. Como o fundador exclusivo de GangStarr, eu estou muito orgulhoso do que GangStarr quis dizer ao mundo de música e fãs. Eu estou igualmente orgulhoso de minha série de Jazzmatazz e como o pai de Hip-Hop/Jazz. Eu estou muito orgulhoso da minha liderança e abrindo caminho, esforços em Jazzmatazz 4 por reviver no género Hip-Hop/Jazz quando qualidade de música estava em baixo. Solar e eu viajamos em lugares que eu nunca fui antes com GangStarr ou Jazzmatatazz e nós ganhamos uma reputação por ser o melhores no planeta do Hip-Hop/Jazz, como também o maior e mais influente HipHop/Jazz no registo com Jazzmatazz 4 da década para agora. O trabalho que eu fiz com Solar representa um legado além fronteiras. E nós como um Agrupamento não tínhamos medo de empurrar o envelope. Para mim é isto que verdadeiros artistas fazem! Como homens de honra nós nos levantamos altos em face ao preconceito, ganância, e ignorância. Como nós lutamos para música e integridade às custas de não ganhar milhões e para isto eu estarei sempre contente e orgulhoso, e gostaria de agradecer aos milhões de fãs que nos suportaram no mundo inteiro durante os anos. O trabalho que eu fiz com Solar representa um legado além fronteiras e é meu mais criativo e experimental a data. Eu espero que nossa música receberá a atenção que merece como algo melhor feito por mim e dedicado aos bons tempos da minha vida.

Fonte: dotgotit.com, tradução em português por Ninofella

ACESSE A ORIGINAL PAGINA