Morreu Malangatana Valente Ngwenya

Wednesday, January 05, 2011

Por acaso já terias visto uma pintura destas?

É o grande Valente Malangatana dono desta incrível obra de arte, a equipa do blog em homenagem a esta figura emblemática de Moçambique, deixou a sua biografia.

Malangatana acaba de nos deixar mesmo ontem dia 05 de Janeiro de 2011.

Malangatana Valente Ngwenya (6 de Junho de 1936, Matalana, distrito de Marracuene, Moçambique - 5 de Janeiro de 2011, Matosinhos, Portugal) foi um Artista plástico e poeta moçambicano, conhecido internacionalmente pelo seu primeiro nome "Malangatana", tendo produzido trabalhos em vários suportes e meios, desde desenho, pintura, escultura, cerâmica, murais, poesia e musica

Biografia

Nasceu na vila moçambicana de Matalana. Passou a sua infância a ajudar a sua mãe na fazenda enquanto frequentava a Escola da Missão Suíça protestante, onde aprendeu a ler e a escrever, e após o seu encerramento, na Escola da Missão Católica, concluindo a terceira classe em 1948. Aos 12 anos de idade, mudou-se para Lourenço Marques (actual Maputo) à procura de trabalho, tendo trabalhado em vários ofícios humildes, acabando por em 1953 arranjar trabalho como apanhador de bolas num clube de ténis, o que lhe permitiu retomar os estudos, indo a classes nocturnas que lhe despertaram o interesse pelas artes, tendo tido como mestre o arquitecto Garizo do Carmo. Um dos membros do clube de ténis, Augusto Cabral, ofereceu-lhe material de pintura e ajudou-o a vender os seus primeiros trabalhos.

Em 1958, ingressou no Núcleo de Arte, uma organização artística local, recebendo o apoio do pintor Zé Júlio. No ano seguinte, expôs a sua arte publicamente, pela primeira vez, numa exposição colectiva, passando a artista profissional graças ao apoio oferecido pelo arquitecto português Miranda Guedes, através da cedência de um espaço onde pode criar o seu ateliê e através da aquisição mensal de dois quadros. Em 1961, aos 25 anos, fez a sua primeira exposição individual, no Banco Nacional Ultramarino. Em 1963, publicou alguns dos seus poemas no jornal “Orfeu Negro” e foi incluído na “Antologia da Poesia Moderna Africana”.

Nessa altura é indiciado como membro da FRELIMO, ficando preso na cadeia da Machava, até ser absolvido a 23 de Março de 1966. A 4 de Janeiro de 1971, foi detido com o intuito de que esclarecesse o simbolismo do quadro "25 de Setembro" que tinha exposto recentemente no Núcleo de Arte, pondo em risco a sua partida para Portugal, onde tinha obtido uma bolsa da Fundação Gulbenkian para estudar gravura e cerâmica.

Depois da independência de Moçambique, foi eleito deputado em 1990, pela FRELIMO, em 1998 foi eleito para a Assembleia Municipal de Maputo e reeleito em 2003, participou em acções de alfabetização e na organização das aldeias comunais na Província de Nampula. Foi um dos fundadores do “Movimento Moçambicano para a Paz” e fez parte dos “Artistas do Mundo contra o Apartheid”.

Faleceu a 5 de Janeiro de 2011 no Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, Portugal.

Obra

A sua obra, gira à volta dos acontecimentos políticos e históricos de Moçambique, focando-se até 1975 nas injustiças do colonialismo português e sobre a luta anticolonial e depois da independência sobre os temas em foco no pais tais como a guerra civil. Após esse período a sua obra começou-se a focar sobre temas mais amplos e universais, capturando a dureza da vida e os seus aspectos heróicos, passando a partir dos anos 80 a ter um carácter mais sensual e muito marcado sobre o amor

Ao longo dos anos, realizou imensas exposições individuais em Moçambique, Alemanha, Áustria, Bulgária, Chile, Cuba, Estados Unidos, Espanha, Índia, Macau, Portugal e Turquia. Tem vários murais pintados ou gravados em cimento em Maputo e em outros países. É também conhecido pela sua Pintura, Desenho, Aguarela, Gravura, Cerâmica, Tapeçaria e Escultura, encontrando-se representado em vários museus e galerias públicas, bem como em colecções privadas, por todo o Mundo.

Prémios

Malangatana, foi galardoado com a medalha Nachingwea, pela sua contribuição para a cultura moçambicana, e foi investido Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.

Em 1997 foi nomeado pela UNESCO "Artista pela Paz" e recebeu o prémio Príncipe Claus.

Em 2010, recebeu o título de "Doutor Honoris Causa", pela universidade de Évora e a condecoração, atribuída pelo governo francês, de "Comendador das Artes e Letras".

Malangatana também foi um dos poucos estrangeiros a ser nomeado membro honorário da academia de artes da RDA.

Fonte: pt.wikipedia.org/wiki/Malangatana